domingo, 12 de dezembro de 2010

Pixel Art

O que é  Pixel Art?
Bom, você deve já ter ouvido falar sobre o Pixel Art! Mas você sabe o que é realmente Pixel Art? E como funciona? Bom, vou tirar todas as suas pulgas atrás da orelha!

O que é pixel?
Pixel é a abreviação de picture element (elemento da foto). É a menor parte de uma imagem digitalizada. Cada um destes pontos possui a informação que determina sua cor. Este conjunto de pontos é arrumado no formato de uma matriz. Essa matriz forma a imagem. O pixel determina a resolução desta imagem.
Como é possível acessar um pixel?
Um pixel só é acessado via softwares de edição de imagem bitmap, até mesmo o Paintbrush, Microangelo, entre outros.
Como definir a cor de um pixel?
O valor da cor de um pixel é calculado em valores da escala de cores RGB (Red - Vermelho, Green – verde, Blue - azul) cada valor pode variar de 0 a 255. A mistura desses valores determina a cor final do pixel. Um pixel pode ser "transparente", a essa cor transparente dá se o nome de Canal Alpha.
O que é Resolução?
Resolução é a quantidade de pixels em sentido horizontal e vertical e o número de cores geradas pela placa de vídeo e aceitas pelo monitor. Quanto maior a quantidade de pixels e de cores, mais claras e precisas são as imagens. A unidade de medida de Resolução é a dpi (dots per inch) Pontos por polegada, e é expressa da seguinte forma: L x A (largura X altura) 800 x 600 pixels, 1024 x 768 pixels.
Quanto às cores, as configurações básicas podem ser 256 cores , 65.536 (chamada high color 16 bits) e 16,7 milhões (high color 24 bits). A norma segue sendo SVGA (Super Video Graphics Array).
O que é um ícone?
Sem se aprofundar no sentido simbólico da palavra, ícones são desenhos sintéticos que identificam objetos ou funções em uma interface gráfica. Geralmente tem as seguintes especificações:
a) 1-bit ícones - ícones pretos e brancos simples
b) ícones 4-bit - 16 cores simples
c) ícones 8-bit -256 cores
d) ícones 16-bit - milhares das cores
e) ícones 32-bit - milhões das cores
f) nas medidas 16x16 pixels ou 32x32 pixels
O que é pixelart?
Basicamente é a técnica de desenhar através de pixels. Acredita-se que surgiu junto com os vídeo-games, que utilizavam a técnica para suprir as deficiências na elaboração de imagens de melhor qualidade.

Vamos à matéria que iniciará o ano com chave de ouro. Mas lembrando sempre que alguns dos melhores Pixelarts do mundo possuem Tables de pelo menos 300 dólares, e aqui faremos na raça! E iremos começar com um em 2D bem simples. Na próxima matéria de pixelart falaremos sobre 3D.

Descrição: Explicação passo a passo sobre pixelart
Software utilizado: Photoshop CS em Inglês
Grau de Dificuldade: 8,0
Ao som de: Chad Kroeger - Hero


1º Passo: Crie uma imagem com nome de "Caminhão" do tamanho de 150x80 pixels com 72 dpi de resolução, em modo RBG. De cor de fundo (Background) branca.

2º Passo: Agora é importante ressaltar que precisamos alterar algumas coisas para uma pixelart boa, por exemplo:
a) Precisamos usar a ferramenta Lápis (Pencil) e definir sua ponta com 1 pixel
b) A Ferramenta de Preenchimento (Fill) com tolerância 0 e Anti-aliased desligado
c) Siga o caminho abaixo para criar uma segunda visualização do documento que precisaremos mais adiante
3º Passo: Com as devidas alterações vamos começar nossa arte. Só mais uma dica:
com a última alteração de criação da 2ª Janela, nosso pixel ficará mais fácil. Mas como assim? Varia de acordo com o tamanho do monitor de cada usuário. No meu caso eu uso um monitor de 14 com uma placa com saída para TV, e deixo as ferramentas e as paletas do PS sendo mostrados na TV e deixo o monitor inteiramente a disposição do trabalho. Mas da forma que farei ficará com uma visualização mais fácil.
Deixe a Janela esquerda com 300% de zoom e o da direita com 100 %.











4º Passo: Comece a traçar a borda do seu desenho. Em meu exemplo fiz um caminhão.
5º Passo: Sempre trocando a cor da ponta do lápis e tomando muito cuidado com detalhes, trace alguns outros trechos do seu caminhão.
6º Passo: Defina uma cor a ser usada em seu desenho (Lembre que existem detalhes, como sombra e posição da luz, que não podem ser ignorados).
Aqui com mais alguns detalhes.
Mas note que precisamos perceber cada ponto, mesmo sendo em pequeno estado já que faz muita diferença.
Aqui eu chego em meu efeito final.

Agora um video só para constatar...pode ser que seja um metodo diferente!

                                               XD Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Nenhum comentário:

Postar um comentário